Por Wilma Gonçalves
Têm algumas pessoas que são dotadas de um gingado que as diferenciam da maioria. Esse é o caso de nosso cantor Jorge Ben Jor.
Artista de um carisma de poucos. Sua música, uma mistura de funk, samba e outros ritmos, influenciou o “sambalanço”, onde os sons se encontram formando um show de musicalidade.
Suas letras e a forma de interpretá-las é única. Quem já ouviu “Por causa de você menina” gravada ainda da década de 60, é tocado na alma por sua voz doce e chorosa, com seu refrão melancólico e apaixonado.
“Pois você passa e não me olha/ Mas eu olho pra você/ Você não me diz nada
Mas eu digo pra você/Você por mim não chora/Mas eu choro por você...” e ai ele solta um “parauá, parauá, parauá,” simplismente incrível! Ecoa lá no coração!
Mas eu digo pra você/Você por mim não chora/Mas eu choro por você...” e ai ele solta um “parauá, parauá, parauá,” simplismente incrível! Ecoa lá no coração!
Seu repertório é enorme, em seus quase 50 anos de carreira, com hits de uma diversidade fabulosa. Pois quanto mais diferentes são seus ritmos e letras, mais são lindas e criativas.
Vou citar as que mais gosto, como: “Chove chuva”, “País Tropical”, “O vendedor de Bananas”, “Onde Anda Meu Amor”, “Que Pena”, “Fio Maravilha”, “Taj Mahal”, “Zazueire” é uma das mais tocadas nos Estados Unidos pelo brasileiro Sérgio Mendes, e o Black Eyes Peas “Mais que Nada”.
Sugiro que você dê uma passeada por esses hits. Vale a pena conferir, duvido que não goste de alguma dessas.
Já na década de 80, por ser muito místico, mudou seu nome, de Jorge Bem para Jorge Bem Jor, por orientação de uma numeróloga, que lhe garantia que isso lhe traria mais sucesso. Com um estilo mais pop, porém sem perder sua característica estilística, nosso compositor e intérprete continuou fazendo sucesso, não por causa da mudança de nome, mais sim por seu talento nato.
A pedido de seu amigo Washington Olivetto, fez a música W-Brasil, para a agência do publicitário, em que homenageia Tim Maia, dando-lhe o título de “O síndico do Brasil”. Para o cinema fez “Chica da Silva”, compôs “Os alquimistas estão chegando”, “A Banda do Zé Pretinho”, e tantas outros sucessos.
Tem ritmos e letras para todos os gostos! Esse cara é dez!!!
O mais legal disso tudo, é que você pode, ainda hoje assistir aos shows desse fera, que continua agitando as noites cariocas, brasileiras e internacionais, com sua banda Zé Pretinho.
Nosso cantor participou no dia 16 agora, da gravação do clip do Fiuk, rodado nas ruas do Vidigal, onde a música do clipe “Quero toda noite”, um samba-rock, é de sua parceria com o jovem cantor, que se diz honrado de tê-lo como parceiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário