Por Vinícius Ferreira
Formada por Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a banda de rock Engenheiros do Hawaii começou a tocar em eventos no ano de 1984.
O nome Engenheiros do Hawaii era uma sátira aos estudantes de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que, andavam com bermudas de surfista, e com quem os integrantes do grupo tinham uma rixa.
Logo com os primeiros shows, os Engenheiros já tornaram- se sucesso e gravaram duas músicas para a coletânea Rock Rio Grande do Sul.
No ano de 1986, produziram seu primeiro álbum: o Longe Demais das Capitais que, tinha como sucesso as músicas "Toda Forma de Poder", "Segurança", "Sopa de Letrinhas" e "Longe Demais das Capitais".
No ano seguinte lançaram A Revolta dos Dândis. O disco contava com canções que se tornariam as mais conhecidas da banda. Faziam parte deste disco "Infinita Highway", "Terra de Gigantes" e "Refrão de Bolero". Começam os shows para grandes plateias nos centros urbanos do país, como o festival Alternativa Nativa, realizado entre 14 e 17 de junho de 1987. A partir desta data, os Engenheiros encheriam ginásios e estádios pelo Brasil afora. Porém, houve polêmicas e a banda chegou a ser acusada de elitista e fascista pelo conteúdo de suas letras, mas nada que fosse capaz de abalar o sucesso dos Engenheiros do Hawaii.
Na década de 90 a banda desapareceu da mídia, assim como todo o rock nacional, muito em função da ascensão do funk carioca, do axé e do pagode que estavam em evidência.
Mas no ano de 2005, os Engenheiros do Hawaii voltaram com força máxima após o lançamento do Acústico MTV que, trazia sucessos antigos e da época sombria da banda.
Atualmente a banda já lançou 18 discos nesses mais de 25 anos de carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário