Seja bem-vindo(a). Hoje é

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O brilho discreto de Tracy Chapman

Por Vinícius Ferreira

  No ano de 1964, nascia nos Estados Unidos, Tracy Chapman.  Uma menina de família pobre e que foi criada apenas pela mãe. E foi justamente a mãe de Tracy quem teve sensibilidade para perceber que aquela menina tinha o dom para música. E foi aos três anos de idade que Tracy ganhou o seu primeiro instrumento musical, um cavaquinho.
     Aos oito, ela já tocava violão e compunha letras de musicas, mas foi apenas quando chegou à faculdade que seu talento foi observado por uma gravadora. E no ano de 1988, aos 24 anos de idade que Tracy produziu o seu primeiro disco, o autointitulado “Tracy Chapman”, aquele que seria um dos maiores álbuns de musica folk do século.
     O álbum já abria com o mega sucesso “Talkin' Bout a Revolution” e seguia com a notória e vencedora do Grammy “Fast Car”. O disco ainda contava com “Baby Can I Hold You
” que, foi e ainda é tocada em muitas rádios adultas pelo mundo.
     No ano seguinte, em 1989, produziu “Crossroads” que tinha como single a faixa título do disco, onde por algum tempo, ficou no top das paradas norte-americanas.
     Tracy até hoje produziu oito discos e todos eles foram muito bem recebidos pela critica, a maioria deles recebeu certificados de platina ou de ouro.
     Em sua vida particular não há muito que se falar de Chapman, já que ela é muito reservada e sabe separar a sua vida profissional da pessoal. Mas vale comentar que ela é engajada em projetos sociais, de caridade e de ajuda internacional como o amfAr e o AIDS/LifeCycle
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário