Seja bem-vindo(a). Hoje é

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

As "mulheres" de Caetano


 Por Wilma Gonçalves
     Olá! Quero apresentá-los  um rapaz talentoso, se é que ele pode ser enquadrado nessa definição, e se é que vocês não o conhecem melhor do que eu.
     Talento é pouco para esse gênio de letras tão profundas e engajadas, que denunciam suas obras com estribilhos e refrões, textos tão lindos, de uma poesia tocante, com arranjos criativos, e para completar, de uma doçura na voz e uma melodia que vai além de qualquer definição. Ouvi-lo, nos remete a uma sensação quase mística. E quando ele quer defender suas ideias, e denunciar a ignorância do ser humano, aí é que ele consegue nos tocar.

Estou falando de nosso querido Caetano Veloso, ícone da música popular Brasileira.
     Não vou aqui relacionar sua discografia, biografia. Não é essa minha intenção. Quero apenas compartilhar e citar algumas de suas composições que me faz pensar – De onde vem tudo isso? – Puxa é tão lindo! E a forma que ele se expressa, sua performance no palco! Só alguém muito especial, pode denunciar e criticar os poderes como ele faz, ser romântico quando ele quer, e ser tremendamente agressivo quando preciso. E mesmo assim todos o aplaudem!
     Tá certo que nem sempre foi assim. Ele pagou um preço bem caro por sua ousadia. Foi preso, exilado. E no exílio, na França, em sua tristeza e saudade  compôs uma de suas músicas mais tocantes – London London. Onde ele diz que seus olhos iam procurando discos voadores no céu. Muito bobo não é? Mais lindo, apaixonante.
     È isso aí, Caetano é doce, forte, ele é indescritível!
     Algumas de suas letras me tocam, como vocês podem ver ! - “Terra” , Soy Loco Por Ti América, O Índio, essas letras são demais! Talvez eu seja muito sentimental mais quando eu ouço essas músicas, meu coração fica tão apertado!!!! Que chega a doer. Parece que ele foi escolhido para nos dizer coisas tão profundas e tão simples: ‘Como a terra é linda’! E quando ele diz que  viu a terra inteira, e ela não estava nua e sim coberta de nuvens... como se estivesse falando de uma mulher, “por mais distante o errante navegante quem jamais te esqueceria...”Nossa!!!! E O Índio! Como ele descreve: “... e o espírito dos pássaros das fontes de água limpida, mais avançada das mais avançadas...” e o refrão “Virá empávido que nem ...” e a Oração ao tempo, que a Maria Gadú regravou! E quando ele fala: “Enquanto os homens exercem seus podres poderes, morrer e matar de fome, de raiva e de sede, são tantas vezes gestos naturais...”
     È uma pretenção minha querer escrever sobre um artista, poeta, cantor, letrista, Filósofo, intelectual... o que mais? Nem mesmo consigo definí-lo. Não será relacionando seus talentos ou mesmo usando o recurso dos adjetivos que eu conseguiria fazê-lo. Apenas estou compartilhando com vocês sensações e sentimentos bons, que sinto quando o ouço.
     No youtube, li um comentário que reclamava sua ausência na mídia como personagem ativo no cenário atual com novas obras do tipo,” Tropicália”, “Fora da Ordem”, e tantas composições de expressão que denunciam nossas mazelas como seres que precisam ter consciência do contexto em que vivem e que devem fazer a diferença.
“ E tudo que faz a nossa possível glória, faz também a nossa miséria cotidiana. É o nosso modo de ser. É alguma coisa que agente percebe que pode ser maravilhoso! Agente é assim, miserável. Mais pode ser maravilhoso!”(Caetano Veloso, 1992 – Falando sobre a letra da música Fora da Ordem”)
     Há! Já ia me esquecendo. Caetano é Bahiano, nasceu em 1942, logo tem 70 anos, e no momento está fazendo uma turnê com a Maria Gadú pelo nordeste e irá gravar um especial de Natal com Gilberto Gil e Ivete Sangalo, na Globo. Se, deixei de mencionar algo que você considera importante, me desculpa, vou deixar o restante para uma próxima vez. Talvez escreva um livro! Me aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário