Seja bem-vindo(a). Hoje é

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A "gênese" de Phil Collins

Por Vinícius Ferreira

     Philip David Charles ou simplesmente "Phil" Collins, nasceu em 30 de janeiro de 1951 na Inglaterra, e é um cantor e compositor Inglês, baterista, pianista e ator, mas é mais conhecido como baterista e vocalista do grupo de rock progressivo britânico Genesis, além de artista solo.
Phil Collins foi vocal em vários hits no Reino Unido e nos Estados Unidos entre 1978 e 1994, tanto como artista solo ou com Genesis.
     Seus singles, muitas vezes, lidam com o amor perdido, mas variou também entre um som mais pesado como em "In the Air Tonight", dance pop em "Sussudio", piano-driven em "Against All Odds",  e às declarações políticas de "Another Day in Paradise".
     O cantor começou sua carreira musical como baterista, primeiramente na Flaming Youth e depois na mais famosa banda Genesis. Na banda Gênesis, Collins originalmente era backing vocal para o líder da banda Peter Gabriel.
     Cantando, ele apenas tinha duas músicas: "For Absent Friends" de 1971 do álbum Nursery Cryme e "More Fool Me" do álbum Selling England by the Pound, que foi lançado em 1973. Após a saída de Gabriel em 1975, Collins tornou-se vocalista do grupo principal.
     Sua carreira solo foi fortemente influenciada por sua vida pessoal, e trouxe a Gênesis para o sucesso comercial. De acordo com a Atlantic Records, Phil Collins vendeu  em todo o mundo como um artista solo, a partir de 2000, mais de  150 milhões de discos. Collins ganhou numerosos prêmios de música ao longo de sua carreira, incluindo sete Grammy Awards, cinco prêmios Winning Brit (Melhor cantor masculino três vezes) , um Oscar e dois Globos de Ouro por seu trabalho solo. E ainda foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como um membro do Genesis em 2010.
      O astro é um dos três únicos artistas (junto com Paul McCartney e Michael Jackson), que já venderam mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo, tanto como artista solo, como em banda.  Tanto no Genesis como em carreira solo, Collins teve mais de 40 top hits no Hot 100 da Billboard durante os anos 1980. Mais do que qualquer outro artista. Em 2008, Collins foi classificada como o 22º artista mais bem sucedidos no "The Billboard Hot 100 All-Time Top Artists".

Nenhum comentário:

Postar um comentário